sábado, 24 de outubro de 2009

PEQUENOS, MAS SÃO GRANDES MESTRES.

Situada na periferia de Belém e contando não mais do que com quatro mesas, a E.E.E.F.M Profº Nagib Coelho Matni, com aproximadamente 1600 alunos, onde mais de 200 estão envolvidos com a prática de nosso esporte, é uma referência para a prática e desenvolvimento do Tênis de Mesa no Pará. O nome do colégio, inclusive, é uma homenagem a um dos grandes e primeiros professores de Ed.Fisíca do Pará.

Faltando poucos minutos para o início do treino, o ritual é o mesmo entre todos os garotos do projeto, o cuidado com a raquete. Eweson Palhano,14 anos, é um dos alunos de Daniel Carvalho que faz parte do projeto ‘Tênis de Mesa nas escolas’, Eweson que já participou de 2 Campeonatos Nacionais, entre eles conquistou o 3º lugar na Copa Brasil Brasília em 2006, o menino já sonha em ser profissional e poder ajudar a família, diz: “ Eu quero treinar bastante para que eu possa jogar bem, disputar o Campeonato Brasileiro e campeonatos no exterior. Para que um dia eu possa ser um grande jogador e assim poder ajudar minha família”.

Além da falta de recursos financeiros, o que todos os meninos que treinam no colégio tem em comum, é seu treinador, Daniel Carvalho, que com apenas 14 anos já passa a prática do Tênis de Mesa para seus alunos. Com mais de 50 títulos na bagagem o atleta joga Tênis de Mesa há cinco anos. O mesatenista que no ano passado foi convocado para integrar a Seleção Brasileira para a disputa do Sul-Americano e Latino-Americano em Buenos Aires na Argentina, no qual o mesmo conseguiu trazer o bronze para o Brasil na competição de duplas.

Quando perguntamos sobre o que seria quando crescer a resposta vem tão rápida quanto sua bola em cima de uma mesa. “ Quero continuar jogando e me profissionalizar”, disse Daniel, e finaliza, “ Mas se não der certo... , como desde pequeno já passo treino aos meus colegas, vou ser professor de Educação Física”.

Entre viagens, treinos e estudos, Daniel que é aluno do Colégio Nagib, ainda arruma tempo para treinar a equipe de iniciantes. Além do talento de seus alunos, é claro, é preciso ter boas notas na escola, explica Daniel, “ Isso motiva mais ainda eles. Pois eles querem passar logo de ano para ficar se dedicando só aos treinos para viajar. Isso é uma motivação a mais, e se eles não levarem a sério os treinamentos e os estudos, eles ficam sem treinar por alguns dias”.

Dennis Carvalho, 16 anos, que também é um dos treinadores do Clube Nagib. Dennis diz: “Disciplina, determinação, concentração, esforço físico são qualidades fundamentais para um mesatenista trilhar no caminho de vitórias”. Há cinco anos Dennis Carvalho vem se destacando no cénario estadual, regional e nacional. Para ele, a disciplina é indispensável, “disciplina é tudo, tanto faz na vida esportiva como na familiar”.

Entusiasmado com os treinos, Dennis não esconde a alegria de poder ajudar seus colegas. Ele ainda se preocupa com o nível técnico dos atletas, “ Eu quero que eles melhorem, e fiquem com o nível alto, quem sabe uns dos melhores do Pará”.

João Oliveira que também é treinador do Clube Nagib C. Matni, nos sábados. Ainda diz: “ Estou muito feliz com os resultados de nossos alunos, pois vejo que eles estão evoluindo a cada dia. Um dos exemplos de nosso trabalho, é a nossa atleta Rachel Costa que com apenas 14 anos, competiu a Copa Brasil Brasília , conseguiu a prata no Rating H feminino e o Bronze no Infantil feminino, onde a atleta Rachel Costa junto com o atleta Daniel Carvalho foram os únicos atletas paraenses convocados para o I Hopes Nacional em São Paulo, que acontecerá durante o I Seminário Internacional de Tênis de Mesa, apresentado pelo Sr. Mikael Andersson, Diretor de Educação da ITTF, responsável pelos projetos ITTF World Junior Team e ITTF Hopes”.

domingo, 11 de outubro de 2009

PARÁ DEFINE ATLETAS PARA OLIMPÍADAS ESCOLARES .

Pará define atletas masculinos e femininos para disputarem os Jogos Escolares de 15 á 17 anos, que será realizado no inicio do mês de Novembro em Londrina-PR.

No feminino representada pela aluna Mireilly Silva (Sistema de Ensino Universo) .E pela primeira vez o Pará será bem representado no masculino com os alunos Wellington Rodrigues (E.E.E.F.M Lauro Sodré) e Dennis Carvalho (E.E.E.F.M Nagib C. Matni).

Destaques para os atletas masculinos:


Dennis Pinheiro Carvalho
De maneira geral, como os demais atletas de sua categoria, aos 16 anos, um crescente desempenho na carreira, como bem mostram os resultados obtidos ano passado e nas competições deste ano, sendo, por conta disso, um dos atletas paraenses convocados para a disputa da seletiva ao Campeonato Sul-americano no inicio do ano em São Paulo.

Dono de um estilo diferenciado de jogar, muito mais de contra-ataque e utilizando material diferente dos demais, o que lhe permite grande regularidade nos rallies (troca de bolas) durante a disputa dos pontos, Dennis tem se tornado muito mais que um obstáculo aos seus adversários, passando a ser um real candidato ao título de qualquer competição que dispute.

Como um dos representantes do Pará nas Olimpíadas Escolares deste ano, tem tudo para ser um dos principais atletas paraenses em 2009, pois não tem poupado esforços para participar do maior número de competições possível Brasil afora, o que lhe tem valido muito em ganho de experiência. Atleta que ocupa a 7ª colocação na 1ª Divisão. Na categoria Juvenil e na Juventude, encontra-se em 1º e 2º lugar. Atleta que é do Rating ‘D’ nacional e está em 2º colocado no juvenil no ranking Centro-Norte-Nordeste .

Wellington Pablo Freire Rodrigues
Atleta que se tem constituído, de forma geral, um dos destaques do Pará nos últimos 3 anos, encontrando-se em pleno desenvolvimento técnico e com expectativas as mais positivas para continuar ocupando lugar de destaque nos cenários estadual, regional e nacional.

E que está tendo bons resultados neste ano, nas competições estaduais, sagrou-se campeão da categoria B dos JEPS e SUPER-JEP’S e ocupa a 3ª colocação na 1ª Divisão. Na categoria Juvenil e na Juventude, encontra-se em 2º e 3º lugar. Atleta que é do Rating ‘F’ nacional e está entre os 8 menhores juvenis no Centro-Norte-Nordeste.