sábado, 24 de outubro de 2009

PEQUENOS, MAS SÃO GRANDES MESTRES.

Situada na periferia de Belém e contando não mais do que com quatro mesas, a E.E.E.F.M Profº Nagib Coelho Matni, com aproximadamente 1600 alunos, onde mais de 200 estão envolvidos com a prática de nosso esporte, é uma referência para a prática e desenvolvimento do Tênis de Mesa no Pará. O nome do colégio, inclusive, é uma homenagem a um dos grandes e primeiros professores de Ed.Fisíca do Pará.

Faltando poucos minutos para o início do treino, o ritual é o mesmo entre todos os garotos do projeto, o cuidado com a raquete. Eweson Palhano,14 anos, é um dos alunos de Daniel Carvalho que faz parte do projeto ‘Tênis de Mesa nas escolas’, Eweson que já participou de 2 Campeonatos Nacionais, entre eles conquistou o 3º lugar na Copa Brasil Brasília em 2006, o menino já sonha em ser profissional e poder ajudar a família, diz: “ Eu quero treinar bastante para que eu possa jogar bem, disputar o Campeonato Brasileiro e campeonatos no exterior. Para que um dia eu possa ser um grande jogador e assim poder ajudar minha família”.

Além da falta de recursos financeiros, o que todos os meninos que treinam no colégio tem em comum, é seu treinador, Daniel Carvalho, que com apenas 14 anos já passa a prática do Tênis de Mesa para seus alunos. Com mais de 50 títulos na bagagem o atleta joga Tênis de Mesa há cinco anos. O mesatenista que no ano passado foi convocado para integrar a Seleção Brasileira para a disputa do Sul-Americano e Latino-Americano em Buenos Aires na Argentina, no qual o mesmo conseguiu trazer o bronze para o Brasil na competição de duplas.

Quando perguntamos sobre o que seria quando crescer a resposta vem tão rápida quanto sua bola em cima de uma mesa. “ Quero continuar jogando e me profissionalizar”, disse Daniel, e finaliza, “ Mas se não der certo... , como desde pequeno já passo treino aos meus colegas, vou ser professor de Educação Física”.

Entre viagens, treinos e estudos, Daniel que é aluno do Colégio Nagib, ainda arruma tempo para treinar a equipe de iniciantes. Além do talento de seus alunos, é claro, é preciso ter boas notas na escola, explica Daniel, “ Isso motiva mais ainda eles. Pois eles querem passar logo de ano para ficar se dedicando só aos treinos para viajar. Isso é uma motivação a mais, e se eles não levarem a sério os treinamentos e os estudos, eles ficam sem treinar por alguns dias”.

Dennis Carvalho, 16 anos, que também é um dos treinadores do Clube Nagib. Dennis diz: “Disciplina, determinação, concentração, esforço físico são qualidades fundamentais para um mesatenista trilhar no caminho de vitórias”. Há cinco anos Dennis Carvalho vem se destacando no cénario estadual, regional e nacional. Para ele, a disciplina é indispensável, “disciplina é tudo, tanto faz na vida esportiva como na familiar”.

Entusiasmado com os treinos, Dennis não esconde a alegria de poder ajudar seus colegas. Ele ainda se preocupa com o nível técnico dos atletas, “ Eu quero que eles melhorem, e fiquem com o nível alto, quem sabe uns dos melhores do Pará”.

João Oliveira que também é treinador do Clube Nagib C. Matni, nos sábados. Ainda diz: “ Estou muito feliz com os resultados de nossos alunos, pois vejo que eles estão evoluindo a cada dia. Um dos exemplos de nosso trabalho, é a nossa atleta Rachel Costa que com apenas 14 anos, competiu a Copa Brasil Brasília , conseguiu a prata no Rating H feminino e o Bronze no Infantil feminino, onde a atleta Rachel Costa junto com o atleta Daniel Carvalho foram os únicos atletas paraenses convocados para o I Hopes Nacional em São Paulo, que acontecerá durante o I Seminário Internacional de Tênis de Mesa, apresentado pelo Sr. Mikael Andersson, Diretor de Educação da ITTF, responsável pelos projetos ITTF World Junior Team e ITTF Hopes”.

Nenhum comentário: